terça-feira, 17 de setembro de 2013

Avós

Hoje venho aqui falar de algo que me custa um bocadinho ainda, é difícil mas eu vou conseguir falar de tudo normalmente.

Ora bem, quem tem os avós todos vivos, não sabe a sorte que tem sem dúvida !
Eu de ano para ano cada vez fico mais pobre nessa área, neste momento tenho apenas a minha avó paterna viva.
Nunca fui daquelas raparigas que passassem todos os dias com os avós, ou que falasse com eles todos os dias, muito pelo contrário !
Os meus avós maternos viviam na Guarda, a minha avó paterna vive no Norte, mas mesmo muito lá no cimo, encostadinho a Espanha mesmo, neste momento não me consigo recordar do nome da terra e o meu avô paterno era o que vivia mais perto de mim, vivia em St. António dos Cavaleiros pois os pais do meu pai separaram-se era o meu pai muito novinho.

Infelizmente perdi a minha avó materna, fez dia 9 de Setembro 10 anos, la já sofria á muito tempo e eu acredito que foi a santinha que fez com que naquele momento ela falecesse descansada.
Perdi o meu avô paterno no dia de anos da minha mãe 18 de Fevereiro, não tenho a certeza de á quantos anos foi mas eu ainda acho que fez este ano 7 anos, pois eu acho que a minha mãe estava grávida da minha irmã quando ele faleceu,não sei o motivo da morte dele, pois o meu pai não é uma pessoa que fale abertamente das coisas (eu tinha que sair a alguém) e eu não sei o motivo e acho que também não lhe consigo perguntar o porquê.
A minha perda mais recente foi do meu avô materno, sem dúvida era o avô com quem eu tinha mais contacto, ele passava a Páscoa connosco, o Natal connosco, falava todos os dias com a minha mãe e por sua vez eu também costumava falar com ele. Fez este ano dia 10 de Maio um ano que ele faleceu, ainda é muito difícil falar das coisas, mas ele faleceu mais ou menos 15 dias depois de estar internado no hospital, cheguei a ir vê-lo 2 vezes e a ultima eu tenho perfeita consciência que foi para me despedir dele enquanto ele estava ciente do mundo a volta dele, ele faleceu de cancro tal como a minha avó materna. Ele morreu já estava em sofrimento á precisamente 1 mês e eu sei que isto foi o melhor para ele e sei que ele está num sitio melhor neste momento a olhar por todos nós. Para ser sincera eu ainda não aceito a morte dele, e acho que tão cedo não vou aceitar. Realmente a vida só leva quem nos faz mais falta, quem mais nós gostamos aquelas pessoas que fizeram de tudo para estar bem na vida, para estar bem com a vida e com as pessoas que estão em redor deles. Não quis que ele partisse e passei bastante mal esses 15 dias em que ele esteve internado, nunca quis entender que ele estava ali para não sair com vida, foram dos dias mais difíceis de passar sem duvida neste meus 15 anos.
Foi horrível ter passado os meus anos sem ouvir a voz dele a desejar-me o parabéns e a dizer que para o ano nos estávamos a falar de novo,  foi MUITO  ter passado o Natal sem ouvir as histórias dele, sem ter aquela presença durante o jantar, foi difícil passar a passagem de ano sem uma fez, pois o ano de 2012 não fez qualquer sentido pois só nos aconteceu porcaria atrás de porcaria, foi difícil chegar aos anos da minha mãe e da minha irmã e elas não falarem com ele pela mesma razão que eu, foi difícil passar a Páscoa sem a ajuda dele para fazer o leitão no forno da casa de Santarém, foi difícil passar os anos sem falar com ele e foi muito difícil passar o dia 10 de Maio, nesses dias fui ao Norte e não consegui entrar no cemitério, foi horrível mas sei que ele me entende :c Este ano quando estive lá de férias entrei e mal pus o pé lá dentro as lágrimas desataram a escorrer pela minha cara abaixo, fui ver a campa deles os dois, e entendi que eles agora estão os dois juntos e que estão felizes e a tomar conta de nós, á maneira deles.
Nunca vou aceitar a maneira como ele partiu !

Neste momento estou aqui a chorar que nem uma Madalena Arrependida porque revivi tudo para ter que escrever este post, não aceito nem nunca vou aceitar a morte de nenhum dos meus avós, mas sei que é a lei de vida e tem que ser mesmo assim, não deveria de ser, mas pronto.

Agora vocês que tiveram paciência para ler este post até aqui e ainda têm os vossos avós todos ou pelo menos alguns, não desperdicem o tempo que podem estar com eles, dêem-lhes o carinho que eles precisam e digam que gostam deles, nunca se sabe quando chega hora deles partirem :c